Barueri,    00:00:00

Equilíbrio Ecológico

A Análise do Ciclo de Vida (ACV) é um método científico empregado para avaliar o impacto de um material no meio ambiente durante toda sua vida em uma aplicação concreta, desde a obtenção das matérias-primas até o momento em que se descarta o produto.

Desse modo, pode-se comparar os impactos ambientais de diferentes materiais (produtos plásticos, metálicos, vidro, papel, etc.) ou de diferentes sistemas utilizados com um mesmo propósito.

Por utilizar como matéria-prima o sal comum (produto considerado inesgotável), por sua mínima dependência do petróleo, por ser leve e perfeitamente reciclável ao final de sua vida útil,

a Análise do Ciclo de Vida do PVC é muito positiva frente a outros materiais. Estas análises mostram que o PVC é um material ambientalmente adequado. Por estar pouco presente nos resíduos urbanos (menos de 1% do lixo urbano), a quantidade de PVC em aterros sanitários é mínima.

PVC e o Meio Ambiente

Os efeitos do PVC sobre a saúde e o meio ambiente têm sido cuidadosa e amplamente investigados em todas as suas etapas, possivelmente como os de nenhum outro produto, desde a produção do polímero, passando pela fabricação e pelos usos dos artigos obtidos até sua disposição final.
Como para qualquer produto ou setor das indústrias química e petroquímica, o PVC é objeto de investigações e regulamentações de autoridades nacionais e internacionais, assim como os demais polímeros.

A indústria está continuamente investigando sua atividade em relação ao meio ambiente e seus avanços tecnológicos conduzem a contínuas melhoras dos procedimentos de produção e dos produtos resultantes.

A vida útil de 64% dos produtos de PVC varia entre 15 a 100 anos, com média superior a 60 anos, sendo maior que a vida útil dos demais produtos utilizados na construção civil.